Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema de Conselhos Federal
e Regionais de Fonoaudiologia reforçam no Dia Mundial da Alfabetização (8 de
setembro), a importância da presença do fonoaudiólogo nas escolas para atuar em
parceria professor/aluno/fonoaudiólogo.
Regulamentada pela Lei 6965/81, a atuação do fonoaudiólogo
nas escolas é bastante abrangente. A presidente da Comissão de Educação do
Conselho Federal de Fonoaudiologia, Graziela Zanoni, explica que muitas vezes o
fonoaudiólogo é procurado apenas quando algum problema de aprendizagem é
identificado, mas a atuação do profissional vai muito além desse tipo de
tratamento.
“Além de colaborar na orientação e no planejamento escolar,
o fonoaudiólogo desenvolve um trabalho de pontencialização da aprendizagem ao
participar das discussões das estratégias de ensino de acordo com a turma, o
professor e a metodologia da escola, podendo inclusive prevenir possíveis
problemas de aprendizagem”, informa Zanoni, que lamenta o fato de que muitas
escolas ainda não possuem um fonoaudiólogo em seu corpo de funcionários. “É
preciso que os gestores públicos, corpo docente, diretores e sociedade em geral
saibam da importância dessa parceria da Fonoaudiologia com a Educação”, finaliza.
Saiba mais como o fonoaudiólogo pode colaborar nesse
processo:
Fonoaudiologia presente na equipe pedagógica
A Fonoaudiologia na escola vai muito além do que se imagina.
O fonoaudiólogo, com sua experiência e práticas a respeito dos processos de
aprendizagem e da comunicação em geral, participa da equipe escolar na
elaboração de projetos pedagógicos propondo atividades e situações rotineiras
de sala de aula para que o professor possa otimizar o desenvolvimento da
linguagem oral e escrita de seus alunos
facilitando, dessa forma, todo o processo de ensino e aprendizagem.
Ajudando o professor nos programas de formação continuada
A Fonoaudiologia escolar tem como um de seus principais
objetivos a melhoria da qualidade do ensino e, para tanto, desenvolve programas
de formação docente, com recurso de realizar intervenções junto aos professores
nas atividades escolares com os alunos, tendo como foco os processos de
desenvolvimento da linguagem oral,
letramento e alfabetização.
Quanto mais cedo melhor
Identificar o quanto antes alterações no desenvolvimento
da comunicação oral e escrita é
fundamental. Cabe ao fonoaudiólogo educacional realizar os devidos
encaminhamentos, assim como orientar a equipe escolar no sentido dos ajustes
que devem ser feitos a fim de adequar as
propostas pedagógicas às necessidades dos alunos, buscando condições mais propícias
de aprendizagem.
Professor, aprenda essa lição
O fonoaudiólogo cuida
também do professor. Esse cuidado pode ocorrer quando promove orientações em
relação a cuidados que podem melhorar o uso da voz, evitando ou diminuindo os
problemas vocais tão comuns entre os professores, assim como aprimora suas
habilidades didáticas por meio do desenvolvimento de estratégias mais eficazes
de comunicação com os alunos.
Pais, façam a sua parte
No trabalho com os pais, o fonoaudiólogo realiza orientações
a respeito de possíveis dificuldades encontradas nos alunos, mobilizando-os
para que busquem recursos externos quando necessários, assim como apresenta
estratégias que os pais podem usar visando facilitar a comunicação e a aprendizagem de seus filhos. Orientações em
relação às várias fases de vida da criança e os cuidados com a alimentação,
respiração, hábitos orais e estímulos de fala e leitura, são alguns exemplos.
POR IMPRENSA IMPRENSA.
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